google-site-verification=lVye_3GhixnbQr98N774_HFHsF7BTULAqljtSXVFj8E EMPREENDER LEGAL – COMEÇANDO DO ZERO
top of page
  • Foto do escritorJúlia Guimarães Florim

EMPREENDER LEGAL – COMEÇANDO DO ZERO

Em minhas consultorias empresariais geralmente pergunto aos meus clientes qual o real objetivo de um empreendedor de sucesso e muitos respondem: “ter dinheiro”.

Mas será mesmo? O dinheiro é de fato a parte mais importante para se medir um empreendimento de sucesso, mas sem uma constituição adequada o dinheiro pode ir pelo ralo em segundos em virtude da saída de um sócio ou de uma ação trabalhista inesperada.

O empreendedor de sucesso sabe os riscos de seu empreendimento, independentemente do ramo, todos empreendimentos têm riscos, seja na constituição a sociedade, no desenrolar da atividade, no trato com os colaboradores. Eu costumo dizer que o empreendedor está cercado de situações que podem lhe gerar problemas a qualquer tempo.

Mas se você está pensando que estou falando isso para você desistir de empreender, está muito enganado, na verdade o que quero demonstrar é que dá sim para se cercar de cuidados e medidas gerais para minimizar os riscos do seu empreendimento.

Cresci ouvindo meu pai dizer que entrou em uma fria quando decidiu assumir junto com seu irmão a filial de uma loja de som automotivo na cidade Ribeirão Preto. A matriz pertencia a meu avô e naquela época apenas carros de luxo vinham com som de fábrica. Meu pai estava sempre reclamando, ora era o sócio, outra hora meu tio que não cumpria horários, as vezes era pelos os funcionários que não faziam o que era pedido...

Você deve estar se perguntando, nossa, mas com uma experiência

aprenda a empreender com profissionais do direito e do marketing.
Empreender Legal - do ZERO ao TOPO

próxima tão ruim, como você quer que eu acredite que o meu empreendimento pode dar certo?

Pois eu explico!

Com queixas ou não o negócio foi bem, durou 20 anos!!! Sim superou as estatísticas e só fechou mesmo porque as vendas caíram drasticamente quando as montadoras decidiram incluir nos veículos novos todo equipamento de som automotivo.

Aprendi muito com os erros e acertos do meu pai. Ele conseguiu fechar a loja sem dever para nenhum fornecedor e nem para funcionário, o que nos dias de hoje, é um feito e tanto para quem vai encerrar as atividades.

Os tempos são outros e hoje eu saberia orientá-lo para evitar muitas dores de cabeça que ele teve, uma cláusula específica para a retirada do sócio que na época exigiu o pagamento de sua parte à vista e acabou causando um rombo no fluxo de caixa da empresa.

Um contrato social bem pensado e bem redigido escrito com o apoio de um especialista em direito empresarial pode evitar inúmeras dores de cabeças decorrentes por exemplo da retirada de sócios, da sucessão empresarial, da extinção da sociedade, bem como do tipo societário que pode levar a responsabilização dos bens pessoais dos sócios.

Quer saber mais?

Acompanhe nossos posts siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro do Workshop voltado para todos que querem empreender do ZERO que será lançado em breve.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page